Imagem da Semana

Imagem da Semana
Geógrafo Jorge Gaspar condecorado como Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique pelo Presidente da República Cavaco Silva

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Uma caminhada pela história da Geografia

A palavra Geografia significa descrição da Terra.
Ela considerada por muitos uma ciência de síntese. Porque se aproveita do conhecimentos das outras ciências para construir o seu próprio conhecimento. A Geografia socorre-se da Geomorfologia para estudar a forma e a estrutura da superfície da terra, da Climatologia para compreender os fenómenos atmosféricos, da Biologia para estudar a distribuição da vida animal e vegetal, da Oceanografia para compreender os movimentos das marés e correntes oceânicas e de muitas outras áreas do saber científico.
O grego Eratóstenes foi talvez o primeiro a utilizar a palavra geografia, pois é seu, o primeiro cálculo da circunferência da terra efectuado com alguma precisão. Poderá assim Eratóstenes ser considerado o primeiro Geógrafo da humanidade? Talvez...
Estrabão também deu o seu contributo para a geografia ao escrever uma enciclopédia de dezassete volumes intitulada Geografia, e que foi uma importante fonte de informação à época.
No século II D.C., Ptolomeu contribuiu para a Geografia com a elaboração dos primeiros mapas e com descrições do mundo conhecido.
Os árabes deram também um forte contributo para o desenvolvimento da ciência geográfica, nomeadamente, Al-Idrisi, Ibn Batuta e Ibn Khaldun.
Mais tarde, já no século XII, o explorador italiano Marco Polo através das suas viagens, efectuou muitas descrições do que ia observando. Nos séculos XV e XVI os exploradores espanhóis e portugueses deram a conhecer ao mundo o mundo.
O método de estudo da Geografia surge mais tarde com a escola alemã, pontificando nomes como Bernhardus Varenius, Carl Ritter e Alexander von Humboldt.
A escola francesa ganha força no século XIX, com o aparecimento de Paul Vidal de La Blache e a oposição meio físico versus actividades humanas.
Surgem também no século XIX as primeiras sociedades geográficas, da qual a mais conhecida é a National Geographic Society, fundada em 1888.
Em 1950 começam a ser utilizados na Geografia os primeiros métodos quantitativos aplicados às teorias de localização, destacando-se nesta área Walter Christaller com a Teoria dos Lugares Centrais.
Na actualidade e seguindo a evolução dos tempos os computadores passaram a fazer parte do dia a dia dos geógrafos, através da utilização de Sistemas de Informação Geográfica, que permitem criar imagens em três dimensões e utilizá-las como modelos em estudos geográficos.
A Geografia é pois uma das ciências do saber mais completas, dai a sua importância para o desenvolvimento pessoal do ser humano. A Geografia surge hoje em qualquer situação do quotidiano associada às mais diversas situações, ganhando assim a importância que outras ciências no passado lhe quiseram retirar.

Sem comentários:

Enviar um comentário