Imagem da Semana

Imagem da Semana
Geógrafo Jorge Gaspar condecorado como Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique pelo Presidente da República Cavaco Silva

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A Arte associada à Geografia

Num post recente foi feita referência à utilização que a Geografia fazia do conhecimento produzido por outras ciências.
Hoje acrescento a Arte como forma de "fazer" Geografia. E se o caminho se faz caminhando, a Geografia faz-se descrevendo.
Ao longo da história da Humanidade foram vários os exemplos de vestígios deixados pelos nossos antepassados e que serviam, entre outras coisas, como forma de perpetuar no futuro o presente. As pinturas rupestres permitiram aos historiadores reconstruir a história da humanidade, mas permitiram também a outras áreas do saber científico uma redefinição do seu objecto de estudo.
Com as viagens do mercador italiano Marco Polo (já falado anteriormente noutro post), especialmente aquelas que foram efectuadas pelo então longíquo Oriente, foi possível ter acesso a um vasto conjunto de conhecimentos geográficos até então desconhecidos do Ocidente. Assim sendo, as suas descrições publicadas em obras como Il Milione ou As Viagens permitiram que mais tarde surgissem pintados em telas trechos dessas mesmas descrições, dando assim a conhecer um mundo até então muito pouco conhecido. Marco Polo estava então, talvez sem se aperceber, a "fazer" Geografia.
A imagem seguinte mostra-nos a representação da chegada de Marco Polo à cidade chinesa de Hangzhou.



Mais recentemente, emergem outras formas de arte que nos permitem conhecer um pouco mais do mundo. É o caso da artista ucraniana Kseniya Simonova, que utiliza areia, luz artificial e uma mesa transparente, a que junta o seu enorme talento para recriar a invasão da Rússia pelo exército alemão de Adolf Hitler.
Veja o impressionante trabalho desta artista.

Sem comentários:

Enviar um comentário