Imagem da Semana

Imagem da Semana
Geógrafo Jorge Gaspar condecorado como Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique pelo Presidente da República Cavaco Silva

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ligado à Terra - Sismo

Certamente que já todos ouviram esta expressão, ainda que por motivos diferentes de acordo com as circunstâncias.
Trago-a até todos vós, porque agora mesmo, senti-me profundamente "ligado à terra".
Enquanto navegava pelo blog do agrupamento, sinto uma forte sacudidela, que deixou o monitor do meu portátil, a mesa onde ele está situado, a cadeira onde estou sentado e eu próprio, a balançar, qual gelatina em prato de sobremesa.
É isso mesmo, um pequeno mas já assustador abalo provocado por um sismo, que aqui onde estou, senti por estar ligado à terra. Não é a minha primeira experiência com ondas sísmicas, mas nunca nos conseguimos habituar e como nunca sabemos o que vem depois...
Mas nada disto nos deve surpreender, pois o Algarve, juntamente com a região de Lisboa e Vale do Tejo, são as áreas que apresentam maior risco sísmico no território continental português. Contribui para isto o posicionamento de cada uma destas regiões face às inúmeras falhas sísmicas existentes ao longo do rebordo do rift oceânico, assim como, a composição geológica do solo. Quer o Algarve, quer a região de Lisboa e Vale do Tejo são bacias sedimentares meso-cenozóicas, que são muito mais propícias à propagação das ondas sísmicas, visto o terreno ser composto por pequenos sedimentos de muito pequenas dimensões que se sobrepõem em estratos dando origem às conhecidas rochas sedimentares.

Sem comentários:

Enviar um comentário